terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Sete PASSOS PARA NÃO REALIZAR OS SONHOS


Sete PASSOS PARA NÃO REALIZAR OS SONHOS



                                                   I  Passo:
                                             COMO DISMO (MT. 25:24)

Essa palavra é muito pertinente para o contexto desse livro, pois, de certa forma menciona toda falta de perspectiva  de um indivíduo.
 Comodismo pode ter  um sentido muito amplo, como por exemplo, podendo ser confundida com conforto, estabilidade e etc.
Quando nos acomodamos com alguma coisa, alguma situação ou com o comportamento de alguém, a tendência é não termos iniciativa  em favor ou contra  a mudança desse tipo de infortúnio. Somos logo impelidos à aceitação de que aquilo ou aquela pessoa, não fazem a menor diferença em nossa vida.
Se você observar vai ver que muitas pessoas ao seu lado tem esse tipo de comportamento, onde, já se acostumaram com algumas situações em suas vidas, que você como observador, faria diferentemente delas. Ou seja, essas pessoas já perderam a expectativa de mudança, sendo ela qualquer que seja.
Uma pessoa sem perspectiva jamais terá se quer um projeto de vida, jamais galgará posições em sua vida profissional e consequentemente, jamais terá conquistas. Sem meias palavras, será um zero à esquerda.
Saiba que o zero à esquerda é um numero menor que ele mesmo, sendo um número negativo, portanto, quando usamos essa expressão, estamos dizendo: “fulano não tem produtividade alguma”. Quero lembra-los  porem, que existem situações adversas que nos levam a momentos de profunda indiferença  com a vida, no entanto, são em momentos assim, que percebemos se somos capazes de produzir ou não.
A maioria das pessoas se acomoda por diversos motivos; uns porque acham que já lutou o suficiente na vida  e nada conquistou e por isso, param de continuar no páreo e acabam se acomodando com esse conceito; outras , por terem conseguido o mínimo de sucesso em qualquer área , desprezam outras conquistas mais relevantes para suas vidas, e ainda há aquelas que nunca tentou nada  e convictamente não querem nem tentar. Essas são situações tão caricatas que parece um absurdo acreditar que elas existam, mas é a pura realidade!
Talvez para a maioria, sair da “zona de conforto” para obter algum tipo de conquista é muito trabalhoso e árduo. Precisa abster-se de alguns “privilégios” que outrora atrapalhariam a nova conquista.
O comodismo é como aquele falso  amigo, você confia nele , e o mesmo fala mal de você .isso acontece porque, ao pensarmos  que tudo esta bem, na verdade não está. Pois para o acomodado todo “esforço é desperdício de tempo”!
Ainda, o acomodado vive sempre em situação vexatória, vergonhosa e por in crível que possa parecer incômoda entre seu convívio interpessoal.
Vamos tomar aqui o exemplo do servo inútil  contado no texto de Mateus capitulo 25 e o verso 24, onde relata  que foi-lhe entregue um talento e esse o  enterrou, e qual não foi a surpresa de seu senhor quando veio tomar satisfação do talento entregue a seu servo! Ele lhe havia entregado para que granjeasse ao menos mais  um  talento, mas ao enterrá-lo provocou a ira em seu senhor e esse o humilhou fazendo-o passar por vexame perante os outros conservos .Portanto, o comodismo pode trazer consequências desastrosas de diversas maneiras, sendo elas com a família, o cônjuge, o filho e etc.
Você leitor, tente se lembrar de alguém ai que você talvez conheça vivendo sob essas circunstancias acima citadas e vai perceber a problemática na vida dessa pessoa!
A Bíblia jamais dera respaldo para o comodismo, pois até mesmo Adão após receber o folego de vida, recebeu também a incumbência de cuidar do jardim, mesmo que ele não precisasse plantar regar as plantas ou qualquer outra atividade sinônima a essas, contudo, Adão  não podia acomodar-se mesmo vivendo num paraíso ,ainda que fosse uma situação favorável a isso (Gn 2:15), todos os dias chegavam animais aos seus pés para que esse lhes desse nomes (Gn. 2:20). Sendo assim, o comodismo é abominável a Deus, pois Ele mesmo continuamente está disponibilizando a nós, seres humanos, situações de desafios e conquistas (Josué 1:9), renome (I Reis 4:34), riqueza  e honra (Pv. 22:4) e  sabedoria (Pv. 24:3).
Quando fazemos uma leitura minuciosa do livro de Êxodos, vemos em primeiro plano, um cuidado especial com o povo, pois as situações pós-saída de Israel do Egito seria de total dependência de Deus e serviria de vitrine para Jeová mostrar seu poder ao seu povo para que esse pudesse crer n’Ele através de Seus sinais; As dez pragas, a passagem pelo meio do Mar Vermelho a pés enxutos e a coluna de fogo a noite para aquecer o povo por causa do frio e a nuvem de dia para protegê-los do sol escaldante .Nesse momento Ele mostra Poder e Presença, suprindo toda e qualquer necessidade de seu povo [Êxodos. 14:18,24],Outrossim, em  SEGUNDO PLANO, como no deserto não havia como cultivar se quer uma planta, porque nem agua nem terreno apropriado para o cultivo existiam ali ,enviou Deus alimento do céu para o povo, mana e codornizes  [Êxodos. 16].Porem, quando ao povo era derramando do céu o maná, eles precisavam colher o necessário (V.v.4),isso significa dizer para que o povo não se acomodasse, serviria como forma de esforço próprio. No versículo 19 do mesmo capitulo 16, vemos uma recomendação para que o povo colhesse apenas o suficiente para cada família, e as pessoas deveriam no dia seguinte, colher novamente o alimento. Deus, como  conhecedor da índole do homem e sua propensão ao comodismo, exigiu tal esforço daquele povo [Êxodos 16:20].
Até aquele período, deus se responsabilizava pela alimentação e bem estar dos israelitas. No entanto, chegara o tempo do povo começar as suas próprias conquistas, pois após a morte de Moises, Deus chama um novo líder para dirigir o povo, nesse caso, Josué. A priori, o Senhor dá-lhe uma recomendação: “não te mandei Eu? Esforça-te e tem bom animo”... Js 1:9 a .Isso quer dizer que deus exige do homem que queira ter alguma conquista na vida , deve  no mínimo esforçar-se!
O comodismo é o motivo de vermos multidões de pessoas derrotistas, depressivas, frustradas, enganando-se a si mesmas e aos outros com falsas modéstias quando dizem: “ a vida é assim mesmo”, ou ainda “Deus me fez assim” , quero aqui refutar essas afirmações e dizer que Deus nos criou seres produtivos e que não deve ter medo de tentar usando os dons que Ele  nos deu (Js. 1:9).todo covarde , tímido e comodista não herdará o ceu, pois o reino de Deus é feito de conquistas e desafios (Ap. 21:7,8;Luc. 1:62).Portanto, seja em qualquer área de sua vida , para  alcançar algo e conquistar objetivos , necessariamente não deve jamais acomodar-se à situação de imobilidade, pois todo esforço tem uma recompensa (2Co. 9:10).
Assim , com esse primeiro capitulo, quero recomendar a você que afaste-se do ostracismo e do comodismo! Levanta-te pois nasce agora uma nova luz sobre tua vida, a Luz de Deus está sobre ti (Is. 60:1).
È hora de você vencer querido (Ap. 21:7)  !



Nenhum comentário:

Postar um comentário